• Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

© 2023 by INSTIAD Human & Business School

METODOLOGIA

O Modelo do Pensador
 
Usamos uma metodologia própria para aportar as demais metodologias nas quais acreditamos.

 

O Modelo do Pensador é essa metodologia que está mostrada no livro de mesmo nome. 

 

O Modelo do Pensador mostra como a maioria das pessoas busca seus resultados e como fazer para melhorar sua performance, valendo para indivíduos, equipes e organizações. 

 

O modelo é simples e os infográficos abaixo mostram isso.

Modelo do Pensador pressupõe o entendimento e a prática  de alguns conceitos e fundamentos representado pelo esquema de RESULTADOS – COMPORTAMENTOS – EMOÇÕES - CRENÇAS – VALORES – PRINCÍPIOS – PROPÓSITO – LEGADO – MISSÃO

 

E tem como objetivo apoiar indivíduos, equipes e organizações a obterem melhores resultados qualitativos e quantitativos de forma congruente, sistêmica e sustentável

 

Tudo o que você faz, faz na busca de um RESULTADO.

 

E para buscar este RESULTADO, você utiliza recursos internos (conhecimentos, habilidades, características, virtudes). A expressão desses recursos internos são os seus COMPORTAMENTOS.

  

Os COMPORTAMENTOS por sua vez, são manifestações das EMOÇÕES, termo cuja origem em latim é “emovere”, ou seja, aquilo que lhe move. As EMOÇÕES são, de uma certa forma, despejadas na forma de um COMPORTAMENTOS.

 

Seres humanos tendem a fugir da dor e buscar o prazer. Estas são as EMOÇÕES básicas: DOR E PRAZER ou, como denominadas outras literaturas, MEDO e AMOR ou AMEAÇAS e OPORTUNIDADES ou REJEIÇÃO e ACEITAÇÃO.

As EMOÇÕES são impactadas diretamente pelas suas CRENÇAS, que representam o que você pensa, o que acredita sobre si mesmo ou sobre o mundo e que se torna a sua verdade. Quando estas CRENÇAS aproximam você diretamente a atingir seus RESULTADOS, são consideradas CRENÇAS FORTALECEDORAS (alavancas). Por outro lado, quando afastam você de atingir seus resultados, são chamamos de CRENÇAS LIMITANTES (travas).

 

Este encadeamento descrito até aqui, é ancorado sobre um conjunto VALORES, os quais expressam aquilo que é mais importante e prioritário em sua vida e nas circunstâncias que você vive. Em última análise, os RESULTADOS obtidos por você expressam as estratégias utilizadas, consciente ou inconscientemente, para satisfazer seus VALORES pessoais e se manifestam através dos seus COMPORTAMENTOS. Todo COMPORTAMENTO existe para atender a um VALOR.

 

E vamos além. Dentre seu conjunto de VALORES há um ou mais que são inegociáveis, imutáveis, indendentemente do tempo e do espaço, o que chamamos de PRINCÍPIOS.

O que dá sentido a este racional, e com isto, significado à sua vida, é o que está na base de todo este esquema, o que denominamos, CHAMADO ou PROPÓSITO, que é a descoberta do porque você nasceu. Mark Twain, poeta norte-americano nos explica isto de forma simples e pragmática:

 

 

“Há duas datas mais importantes na sua vida, o dia em que você nasceu e o dia em que descobriu porque.”

É nesta esfera – VALORES – PRINCÍPIOS – CHAMADO, que reside o fundamento da felicidade e da realização.

 

E o conjunto das realizações importantes da sua vida que influenciam, beneficiam e impactam positivamente outras pessoas, é o que chamamos de LEGADO.  

 

Ter uma existência plena, que gere resultados e legado coerentes com seus valores, princípios e propósito, é o grande desafio, já que depende em primeiro lugar, do seu nível de consciência destes aspectos e firmeza nesta jornada, apesar das distrações, os milhares de estímulos que você recebe todos os dias e que podem te distrair, te tirar da sua rota.

 

O antídoto contra as tantas distrações que podem afastá-lo dos resultados e legado desejados é a sua MISSÃO, uma declaração que o lembra quem você quer ser no momento em que estiver sendo.

 

Este racional, o qual denominamos o MODELO DO PENSADOR, é fruto da experiência de mais de 15 anos em Desenvolvimento Humano e Organizacional e expressa nosso entendimento sobre o funcionamento de pessoas e organizações e os resultados gerados por elas.

 

E é com base neste modelo que construímos o processo de Desenvolvimento Humano e Organizacional com Coaching, Mentoring, Counseling e Change Management que você aprenderá e poderá utilizar a partir de agora.

Quer Saber Mais? Contate-nos

Somos parceiros. Contate-nos por telefone, email ou via redes sociais.