News 1 - Viver por um propósito


Você hoje vive por um propósito? Ou vive da forma como eu vivi durante anos trocando a vida por um salário e o salário por contas? Se você já se questionou sobre isto, te convido a ler a Newsletter abaixo!

Olá!

Já devemos nos conhecer seja pelo trabalho que fiz nas empresas nas quais atuei como diretor, seja nas escolas de negócios nas quais dou aula, pelos posts que publico em minha página no facebook (www.facebook.com/lcbinato) ou mesmo pelas atividades que realizo a partir do INSTIAD.

Eu sou Luiz Cláudio Binato, fundador & Diretor Executivo do INSTIAD Human & Business School.

Tenho apoiado pessoas, equipes e organizações a elevarem seus resultados a partir de uma abordagem diferente e, semanalmente, sempre às segundas feiras, conversaremos sobre temas relevantes que ajudarão você a ter melhores resultados em sua vida, em todas as áreas. Te convido a participar deste encontro.

Esse é um projeto que quero colocar no ar há tempos, pois assim como eu, você deve conhecer pessoas que vivem dizendo: Estou cansado!!! Não aguento mais tudo isso!!!! ? Falei isso por quase 25 anos, cansei e resolvi fazer uma transformação e agora convido você a fazer parte disso.

Até 2007 eu vivi uma história comum, com acertos e erros, sucessos e fracassos, marcos e aprendizados.

Estudei Administração e comecei minha carreira como escriturário da Caixa Econômica Federal lá pelo final da década de 1980.

Conheci a Gestão da Qualidade Total e, ao mesmo tempo, fiz uma formação para instrutor interno que mudou a minha vida. Nessa época eu tinha 23 anos.

De lá pra cá escolhi fazer alguns movimentos interessantes como especialização em Engenharia Econômica, Gestão da Qualidade Total e Marketing Estratégico.

Fiz mestrado na Ohio University por três anos e doutorado na Universidad Nacional de Misiones, Argentina.

O mestrado me possibilitou iniciar em 2003 uma carreira acadêmica em escolas de negócios como Fundação Getúlio Vargas, FAAP, Franklin Covey Business School, dentre outras e dar um salto na carreira, que era minha responsabilidade.

Em 2013 fiz uma especialização em Desenvolvimento Humano e Organizacional na University of Califórnia onde trabalhei com Robert Dilts e Judith Deloisier.

Passei por empresas muito interessantes e em posições desafiadoras.

No início dos anos 90, eu atuava com a Qualidade Total e esse tema estava em alta e o Brasil estava se abrindo para o mercado externo. Nessa época, sai da Caixa como Gerente de Mercado e fui atuar como Consultor Sênior no Bureau Veritas, onde fiquei de 1996 até 1999.

Em 1999, Livia, minha primeira filha, nasceu. Eu morava em Juiz de Fora e trabalhava no Rio de Janeiro. Foi quando decidi fazer uma escolha: sair do Bureau Veritas para me dedicar à família que estava em formação.

Aí vem um novo aprendizado: quando fazemos algo por um propósito, há uma enorme possibilidade do Universo conspirar a favor. Foi quando, ao sair do Bureau Veritas, fui trabalhar na Embratel, exatamente na época de sua privatização e isso me possibilitou voltar para casa.

E agora reforço a pergunta que te trouxe até aqui: você hoje vive por um propósito? Ou vive da forma como eu vivi durante anos trocando a vida por um salário e o salário por contas?

Voltando para Juiz de Fora, assumi a posição de Gerente de Equipes de Atendimento na então recém criada Brasil Center Comunicações, subsidiária da Embratel, criada para dar suporte à sua nova estratégia de atuação, uma vez que viria a ser uma opção para ligações DDD e DDI.

Em Março de 2000 liderei a criação da Brasil Center em Ribeirão Preto. Em julho de 2000 minha segunda filha, Lara, nasceu e em agosto de 2000 fui nomeado Gerente Geral da operação, liderando uma estrutura que em 2003 chegou a 2.000 pessoas.

Nessa oportunidade tive vários êxitos, fracassos e um novo aprendizado: os êxitos marcam; os fracassos ensinam.

Você tem registrado os seus êxitos e seus aprendizados?

Em 2003 havia acabado de concluir o Mestrado nos Estados Unidos e fui convidado a assumir a posição de COO em uma das maiores empresas de Marketing Direto e de Relacionamento do mundo, uma multinacional francesa chamada Teleperformance.

Minha passagem pelo Bureau Veritas havia me ensinado um pouco da cultura pragmática de gestão francesa, o que foi um outro enorme aprendizado: foco. Sua energia vai para onde você coloca foco.

Você sabe onde você tem colocado o seu foco ultimamente?

Tem clareza sobre aonde pretende chegar?

Na Teleperformance fiquei de 2003 até 2004, quando em janeiro de 2005, no meio de uma missão filantrópica-social à India, recebi o convite para retornar ao Grupo Bureau Veritas, como Diretor Comercial da divisão de Certificação, na época denominado BVQI - Bureau Veritas Quality International, que mais tarde veio a se chamar Bureau Veritas Certification. Fiquei na posição comercial no primeiro ano quando em 2006 assumi a direção geral da operação no Brasil.

Fui a Paris em missão executiva 6 vezes, interagia com o board e isso trouxe um enorme aprendizado.

Nesse momento, havia atingido a posição que sempre havia sonhado. Trabalhei pra isso. Mas quando atingi essa posição, me veio a pergunta:

Ser diretor geral, CEO, diretor executivo era mesmo o que eu queria?

Aí cabe uma outra pergunta: a posição que você ocupa hoje te deixa feliz?

Foi quando decidi dar uma guinada na minha vida e buscar o que eu queria fazer dela.

Hoje faço isso: vivo pelo o que acredito, vivo por meus valores, por um propósito e isso me traz uma enorme felicidade e todas as outras coisas que a prosperidade pode gerar.

Em 2007 fiz uma revolução na minha vida que iniciou com as seguintes perguntas:

O QUE eu quero para a minha vida (resultados)?

POR QUE isso é importante (valores)?

e COMO fazer para chegar lá (comportamentos, emoções e crenças)?

Já se fez essas perguntas?

Montei um plano e o Universo começou a conspirar. Em maio de 2009 pedi demissão, tomei outras decisões importantes e aprendi uma outra lição: o destino é traçado quando tomamos decisões. Fui ver isso mais tarde no trabalho de Anthony Robbins, com quem acabei de estar em Nova Jersey.

Nova pergunta: as decisões que você está tomando têm levado você aonde deseja?

Porém, a melhor e mais importante decisão que tomei foi a de me tornar um buscador, aquele que está sempre disposto a aprender e decidir quem quer ser no momento em que estiver sendo.

Me dediquei ao autoconhecimento, área obrigatória para quem quer viver uma vida plena. E isso envolve atuar nas 4 dimensões do ser integral: física, mental, emocional e espiritual.

Nasci em um determinado contexto mas não precisava mais ficar preso a ele. Podia me tornar a pessoa que queria ser e é isso o que faço desde 01/08/2009, quando passei a viver pelo meus valores, meus princípios e meu chamado.

Surge então a história mais recente do INSTIAD, que você pode conhecer no site www.instiad.com.br

A ideia desse e-mail é oferecer semanalmente textos com experiências reais sobre liderança, estratégia e gestão pessoal e profissional, em todo e qualquer papel que você desempenhe em sua vida.

E agora quero te convidar a participar de um movimento de libertação, uma revolução, uma reforma, uma transformação do líder que existe em você.

O mundo precisa de uma nova liderança com capacidade de desenvolver uma nova visão, com o intuito de despertar no outro a vontade de fazer parte, de escolher estar presente e realizar, de fazer escolhas, de assumir a responsabilidade e se tornar líder de si mesmo.

Acreditamos que a liderança é uma característica humana, inata, que envolve um nível elevado e consciente de comprometimento consigo mesmo e com o outro de forma empática e altruísta.

Quero fortalecer essa nova forma de falar sobre liderança: a auto liderança, aquela que começa em você e, uma vez instalada e plena, poderá estender a todos que estiverem a sua volta.

Você está convidado a participar da construção de um novo ser a partir de você mesmo.

Força sempre, boa jornada e vamos com tudo.

Luiz Cláudio Binato

Founder & CEO

INSTIAD

News em Destaque
Todas as News
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

© 2023 by INSTIAD Human & Business School