Please reload

Todas as News

News 38 - A Liderança Como Forma de Mudar o Mundo

March 15, 2016

1/10
Please reload

News em Destaque

News 29 - Missão e Propósito - Qual a Diferença?

October 13, 2015

 

Como é de praxe, quando segunda é feriado eu envio a News na terça para que ela seja útil para a sua semana que começa. E feriado sempre é um momento de parar e, para alguns, pensar na vida.

Eu parei mesmo nesse feriado, pois as últimas 3 semanas foram muito intensas por ter participado de diversos eventos em empresas sensacionais que merecem muita atenção e com quem aprendi muitas coisas.

Foram eventos envolvendo a gerência sênior de uma cooperativa de crédito no sul, toda a diretoria do maior fabricante de computadores do mundo, que acabou de comprar a maior empresa de armazenamento de dados do mundo, e o time de talentos, média gerência e gerência sênior de uma das maiores empresas de melhoramento genético de gado com sede na Holanda.

Já dá pra ter uma ideia do desafio que foram essas últimas semanas.

Mas uma coisa me chamou a atenção. Tanto que a News de hoje é sobre isso.

Esses eventos envolveram, ao todo, cerca de 135 pessoas e muitas, mas muitas delas (bem mais da metade) me fizeram a seguinte pergunta:

“Binato, qual a diferença entre Missão e Propósito?”

A pergunta pode parecer óbvia, mas não é, pois os conceitos de planejamento estratégico pessoal e organizacional são confusos e o meu trabalho tem sido clareá-los a um nível de total simplicidade, mas mesmo assim, surgem as dúvidas.

Para tudo o que você faz (O QUE – visão, objetivos e metas) há uma razão (PORQUÊ – valores, princípios, propósito). E a partir dessa compreensão você usa os seus COMO’s: COMO pensa (crenças), COMO sente (emoções), COMO age (comportamentos).

Visão é um O QUE de longo prazo – leva anos quase uma vida para se atingir

Objetivo é um O QUE de médio prazo – leva anos, 3, 4, 5 anos para se atigir e outros ciclos virão

Meta é um O QUE de curto prazo – leva dias, semanas ou meses para se atinigir

Veja que o TEMPO tem um papel fundamental na compreensão desses elementos.

Quanto mais alto um prédio, maior deve ser sua fundação. Quanto mais alta a visao, mais funda deve ser sua razão para acontecer.

É razoável se dar conta que:

Para buscar sua visão, você a apóia no seu propósito (um só ao longo de uma vida)

Para buscar seus objetivos, você os apóia nos seus princípios (alguns)

Para buscar suas metas, você as apóia nos seus valores (muitos)

Quanto mais alta a copa, mais funda a raíz.

Ao descobir seus O QUE’s e seus PORQUÊ’s, há que se fazer uso dos COMO’s, já mencionados acima.

No entanto, ao viver entre o hoje e o futuro, há as distrações, estímulos externos e internos (seus pensamentos) que insistem em tirar você de sua jornada. É aí que entra a MISSÃO, sua razão de ser, no momento em que estiver sendo.

Essa semana, um amigo e aluno de Porto Alegre nos fez essa pergunta. E enviamos pra ele a reposta dada pela Silvia Micelli que replico abaixo:

“Você pode pensar o Propósito como a razão maior da existência, algo pelo qual se vive e se merece viver, pelos beneficios que traz a si, ao outro, ao todo; traz sentido à vida e acontece em nome de algo maior. Um exemplo de propósito pessoal pode ser:

“Ser um instrumento para facilitar o aprendizado, transformação e evolução de pessoas/grupos/sociedade, beneficiando toda a humanidade."

A Missão é mais específica, tem a ver com o que se faz no presente para atingir sua visão, objetivos e metas (seu Ponto B). Quando o proposito é claro, uma missão alinhada a ele é muito mais forte.

A Missão é uma declaração que inspira, que ajuda a se manter diariamente no caminho (entre ponto A e ponto B), diante de tantas distrações e momentos de decisão.

Como diz o Binato, a missão diz "quem você quer ser no momento em que está sendo"; um instrumento de alinhamento do presente, de calibragem, para se manter na rota e chegar no futuro desejado.

A Missao traz elementos mais especificos, como atividades que realiza, comportamentos, talentos, crenças, elementos que você faz/utiliza hoje para atingir seus O QUE’s (visão, obejtivos e metas).

Um exemplo de missao pessoal alinhada com o propósito exemplificado poderia ser:

"Inspirar e ajudar pessoas, por meio da habilidade de comunicaçao, do coaching e educação, a expandir sua consciência e liderança, tornando-se quem desejam ser, atingindo seus objetivos, vivendo com mais realização e felicidade.”

 

Esse é o tema central do Modelo do Pensador (Ed. Alta Books) e que trabalhamos nos programa de formação e desenvolvimento do INSTIAD que acontecerão em Novembro e Dezembro desse ano, em São Paulo.

                                                                                   

São programas que você nunca viu igual, onde você será instigado e apoiado a ver o mundo como nunca você viu antes: o Master em Desenvolvimento Humano (05 à 07/11 e 26 à 28/11) e o Pós Master em Desenvolvimento Humano (02 à 05/12).

São dois programas onde, eu garanto, você terá um experiência de liderança nunca vivida antes e que te colocará numa condição de autonomia e liberdade essenciais.

Essa condição é necessária para atingir um novo patamar de entendimento e compreensão das forças que atuam em seres humanos e na sociedade.

Você não pode perder.

 

Mais uma vez quero te agradecer por estar presente e me permitir compartilhar algumas ideias com você.

A cada dia aumenta o interesse por esses temas que temos conversado e mais pessoas estão solicitando receber as News. São muitas pessoas querendo levar sua liderança para o próximo nível.

Se você acha que um amigo pode se beneficiar, fale pra ele me enviar seu e-mail ou peça pra ele acessar www.instiad.com.br  e cadastrar seu e-mail por lá.

Para falar comigo, você sabe, basta escrever para lcbinato@instiad.com.br

Se quiser ter acesso a mais informações, acompanhe no

Facebook – www.facebok.com/lcbinatodho

Linked In – Luiz Cláudio Binato

Twitter ou Periscope - @instiad

Que você seja vitorioso (a) essa semana e obrigado pelo sua presença.

 

Te desejo uma mega segunda-feira, força sempre, boa jornada e vamos com tudo.

 

Luiz Cláudio Binato

Founder & CEO

 

Please reload

Siga