• Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

© 2023 by INSTIAD Human & Business School

Please reload

Todas as News

News 38 - A Liderança Como Forma de Mudar o Mundo

March 15, 2016

1/10
Please reload

News em Destaque

News 7 - O Modelo do Pensador

April 27, 2015

E começo essa semana muito entusiasmado com o lançamento oficial do livro O MODELO DO PENSADOR, Ed. Altabooks, que foi anunciado na terça feira passada.

 

Nesse livro apresento todo referencial teórico do modelo com o qual trabalho há mais de 10 anos, desde quando ainda estava no papel de executivo de empresas.

 

O Modelo do Pensador já foi explicado em newsletters anteriores e mostra o racional com o qual seres humanos operam, se comportam e atingem resultados. Um caminho seguro para entender como você funciona e como outras pessoas funcionam também.

 

O livro já está disponível para aquisição no site da editora,

(www.altabooks.com.br) e estará nas livrarias de todo o país em breve.

 

Agora todos os alunos do Master em Coaching – com mentoring e counseling, nossa formação em desenvolvimento humano e organizacional, receberão o livro como parte integrante do material da formação. Isso aumenta nosso arsenal para trabalhar na transformação do mundo a partir da transformação dos indivíduos.

 

Por falar nisso, desde a primeira newsletter tenho recebido muitos e-mails (mais de 300) sobre pessoas que estão querendo mudar suas vidas, sair de onde se encontram para uma situação melhor, mais feliz e mais plena. Tenho sido procurado por muitas pessoas que demandam isso.

E quero conversar com você sobre duas estratégias de vida diferentes e que você poderá se dar conta em qual delas você vem operando.

 

Como disse antes, tenho sido procurado por pessoas que querem mudar de vida, sair de onde estão, ainda que seja de uma situação que elas conhecem, dominam, mas não querem mais. Um trabalho que já não é mais suficientemente instigante, um relacionamento que já se perdeu no tempo, etc.

 

Ao pensar em sair de onde está (desse trabalho, desse relacionamento ou coisa parecida) a pessoa estará operando com um modelo mental perverso e delicado, no qual ela se pergunta “como posso sair da situação na qual me encontro?”

 

Essa estratégia é muito perigosa, pois coloca o foco no problema, no como sair de onde não quer mais ficar, dado que é uma situação que gera dor. Ao sair da situação e vivenciar uma nova, a pessoa sente um certo prazer, que na verdade é a ausência da dor que experimentava quando estava na posição anterior.

 

A pessoa confunde esse pequeno e passageiro prazer com a felicidade, pois não sente mais o desconforto que sentia anteriormente. Entretanto, a pessoa mudou apenas a circunstância na qual ela vivia e continua a ser a mesma que era antes, pensando como sempre pensou, sentindo como sempre sentiu e agindo como sempre agiu. E querendo resultados diferentes.

Chamo isso de estratégia do fugitivo, daquele que, ao afirmar que nada está bom, declara isso como verdade e conta uma história que justifica a sua fuga. Sua fala vem carregada de verdades e afirmações incontestáveis que lhes dão razão para fazer o movimento de sair de onde está.

Conheci bem essa estratégia por anos e afirmo: ela é equivocada.

 

Há uma alternativa para isso. Imaginando que a pessoa viva uma situação que ela conhece, domina, mas não quer e, ao invés de se perguntar como sair dessa situação, ela pode se perguntar o seguinte:

O que quero no lugar do que tenho?

Por que isso é importante?

Como fazer o caminho para esse novo ponto?

 

Essa estratégia muda tudo!!!! A pessoa deverá se dar conta de que há um novo lugar para ela, o PONTO B, e que deverá se preparar para atingir esse ponto se transformando, se aperfeiçoando e se tornando uma nova pessoa, atingindo o estado de um buscador, de alguém que, ao definir uma meta, partiu em sua direção.

Isso muda tudo, pois coloca a pessoa em um novo estado interno, motivada por algo que ela quer atingir e não pelo o que ela quer evitar. Sai do modelo mental de fazer, para o modelo de pensar antes de agir.

 

Tenho percebido que muitas pessoas estão perdendo a habilidade de pensar e estão delegando essa atividade para publicações que dizem o que elas devem fazer e se dão ao luxo de abrir mão de pensar nas suas escolhas. Isso é grave.

Quero te convidar a pensar.

Exercitar uma característica que pertence ao Homem e que o diferencia de todos os outros animais. Que o recoloca na liderança de sua vida e que o resgata como dono de seu destino e capitão de sua alma.

 

Você deve conhecer pessoas e empresas que estão perdidas, à deriva, sem saber o que fazer de suas vidas. Nosso trabalho tem sido o de ajudar essas pessoas e empresas a mudar sua estratégia mental e retomar as rédeas de sua vida, se auto liderando.

Pense nisso: qual das estratégias você vem usando em sua vida? A estratégia do fugitivo ou a estratégia do buscador?

 

Essa semana eu me comprometi a apresentar o time INSTIAD nessa newsletter, mas ainda não conseguimos fechar algumas posições. Fica a dívida para a próxima News.

 

Na próxima sxta, 08/05, concluímos a turma 21 e já lançamos a turma 22 do Master em Coaching (27/05), cujas vagas já estão acabando. Você está convidado a participar.

Quero mais uma vez te agradecer por estar presente e me permitir compartilhar algumas ideias com você. A cada dia aumenta o interesse por esses temas que temos conversado e mais e mais pessoas estão solicitando receber as News. Se você acha que um amigo possa se beneficiar, fale pra ele me enviar seu email ou peça pra ele acessar www.instiad.com.br  e cadastrar seu email por lá.

 

Para falar comigo, você sabe, basta escrever para lcbinato@instiad.com.br

Que você seja vitorioso essa semana.

Obrigado pelo sua presença.

Caso você não queira receber esta Newsletter, envie uma mensagem para mim, lcbinato@instiad.com.br , com o assunto remover ou clique no link abaixo. Seu e-mail sairá da minha base imediatamente.

 

Te desejo uma mega segunda-feria, força sempre, boa jornada e vamos com tudo.

 

Luiz Cláudio Binato

Founder & CEO

INSTIAD

 

 

 

 

 

Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags