• Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

© 2023 by INSTIAD Human & Business School

Please reload

Todas as News

News 38 - A Liderança Como Forma de Mudar o Mundo

March 15, 2016

1/10
Please reload

News em Destaque

News 17 - Que Lições Podemos Ter Com a Natureza?

June 29, 2015

Estou escrevendo essa News diretamente de Camanducaia, cidade mineira distante 160 quilômetros de São Paulo, antes do distrito de Monte Verde. Uma ótima oportunidade para sair da cena central da urbanidade e ver, por uma outra perspectiva, as coisas referentes ao mundo no qual vivemos.

Ao longo de uma trilha de 3 horas pude reparar o quanto a natureza ensina coisas para aquele que quer aprender. Aliás vale aqui um parêntesis sobre as distinções entre conhecimento, aprendizado e sabedoria.

O conhecimento é algo que você adquire ao compra-lo. Um livro, uma MBA, um doutorado, um curso ,etc. Conhecimento é TER.

Aprendizado tem a ver com colocar em prática o conhecimento que se adquire. De nada adianta uma pessoa fazer um curso, um programa de treinamento, se ela não colocar esse conteúdo em prática. Aprendizado é FAZER.

E a sabedoria vem da experiência construída do aprendizado, de tanto que se faz e refaz e treina, treina, treina. Ao treinar você acaba por se tornar esse conhecimento e esse aprendizado. Sabedoria é SER.

Há muita gente comprando conhecimento, algumas fazendo uso dele, mas poucas se tornando o conhecimento e o aprendizado adquiridos. Para pensar.

Mas eu falava da natureza, das boas lições e conhecimentos ali instalados e que depende do aluno decifra-lo e aprender.

Subindo em direção ao Alto da Boa Vista, um ponto há 2000 metros de elevação, o caminho me foi mostrando coisas a meu respeito (o interior) e coisas acerca do cenário (o exterior) e me coube conciliar ambos de forma que, ao final a experiência tenha sido exitosa. Aqui vão algumas lições aprendidas hoje:

1.     Saber sua meta é crucial – importante ao sair para fazer uma trilha, saber para onde quer ir. Isso vale para a vida, para a gestão, para buscar a felicidade. Só pode buscar aquele que sabe o que busca.

2.     Reunir os recursos internos é mais importante que os recursos externos – subir 2000 metros em uma caminhada de 5 km tem o seu êxito muito mais no que você pensa ao longo da caminhada do que o que você acha que precisa para faze-la. Muitas pessoas deixam de conquistar coisas por não disporem dos recursos externos que ela julga imprescindíveis. Na verdade, os recursos imprescindíveis estão dentro de você.

3.     Ir sozinho te leva mais rápido, mas ir em grupo te leva mais longe – fomos em três pessoas e a caminhada não seria a mesma se eu tivesse ido sozinho. Em equipe vamos mais longe.

4.     O caminho é mais importante do que o destino – muitas pessoas miram somente no destino, no objetivo, na meta. Mas o que mais vale é perceber quem você se torna ao longo e no final da jornada, pois todo o resto ficou pra trás. Focar na meta é importante, mas sem deixar de perceber quem você é e quem você está se tornando, pois dependendo desse movimento de transformação, a meta também pode se transformar.

São aprendizados simples, já percebidos antes, porém ratificados nessa oportunidade de trilhar por um caminho novo e que valem para a vida. Principalmente a vida executiva.

São temas como esse que ilustram nossos programas de desenvolvimento, aliando teoria e prática com o que fazemos no dia a dia e nos diversos papeis que desempenhamos. Essa possibilidade de traduzir as teorias para a prática é que faz o aprendizado ser mais instigante.

Esse tem sido o tema central das conversar que tenho tido com os diretores das escolas das minhas filhas. Decidi entrar nessa seara e trabalhar para melhorar a estrutura de ensino das escolas onde minhas filhas estudam e já está pronto um programa de formação de professores coaches. Os professores precisam resgatar o seu papel de liderança em sala de aula.

Aliás, professores tem sido cada vez mais, publico do nosso programa de Master em Coaching, com mentoring e counseling, nossa formação em desenvolvimento humano e organizacional, cuja próxima turma acontece dias 05 a 07/08 e 19 a 21/08. Caso você tenha interesse em participar, pode me escrever, pois estamos com apenas 2 vagas ainda.

Quero mais uma vez te agradecer por estar presente e me permitir compartilhar algumas ideias com você. A cada dia aumenta o interesse por esses temas que temos conversado e mais pessoas estão solicitando receber as News.

Se você acha que um amigo pode se beneficiar, fale pra ele me enviar seu e-mail ou peça pra ele acessar www.instiad.com.br  e cadastrar seu e-mail por lá.

Para falar comigo, você sabe, basta escrever para lcbinato@instiad.com.br

Que você seja vitorioso essa semana.

Obrigado pelo sua presença.

Caso você não queira receber esta Newsletter, envie uma mensagem para mim, lcbinato@instiad.com.br, com o assunto remover ou clique no link abaixo. Seu e-mail sairá da minha base imediatamente.

Te desejo uma mega segunda-feira, força sempre, boa jornada e vamos com tudo.

 

Luiz Cláudio Binato

Founder & CEO

 

 

Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags